Como baixar e instalar o Node-RED no Ubuntu
Node-RED é uma ferramenta de programação para conectar dispositivos de hardware, APIs e serviços online de maneiras novas e interessantes. Ele fornece um editor baseado em navegador que facilita a conexão de fluxos usando a ampla gama de nós na paleta que pode ser implantado em seu tempo de execução com um único clique.
download node red ubuntu
Neste artigo, mostrarei como baixar e instalar o Node-RED no Ubuntu, um popular sistema operacional Linux. Também explicarei alguns dos recursos e benefícios do Node-RED e fornecerei alguns exemplos de como usá-lo.
O que é Node-RED?
Node-RED é uma ferramenta de programação de baixo código que permite criar aplicativos conectando nós que representam diferentes funções ou serviços. Os nós podem ser dispositivos de hardware, APIs, serviços online ou funções lógicas. Você pode arrastar e soltar nós da paleta na área de trabalho e conectá-los com fios para criar fluxos. Os fluxos são armazenados usando JSON, que podem ser facilmente importados e exportados para compartilhamento com outras pessoas.
O Node-RED é construído em Node.js, que é um tempo de execução JavaScript que possui o maior ecossistema de componentes de código aberto do mundo. Isso significa que você pode estender facilmente o intervalo de nós disponíveis no Node-RED instalando módulos do repositório npm. Você também pode criar seus próprios nós personalizados usando JavaScript.
O Node-RED é ideal para criar aplicativos para a Internet das Coisas (IoT), pois pode ser executado em hardware de baixo custo, como o Raspberry Pi, e também na nuvem. Ele também pode interagir com uma variedade de protocolos e plataformas, como MQTT, HTTP, WebSocket, TCP, UDP, Arduino, Raspberry Pi, IBM Cloud, Amazon Web Services, Microsoft Azure e muito mais.
Por que usar o Node-RED?
Alguns dos benefícios de usar o Node-RED incluem:
Sem reinventar a roda - toneladas de funcionalidades pré-construídas
Enorme comunidade com soluções para muitos problemas comuns disponíveis
Fácil de estender com funcionalidade personalizada para o seu caso de uso
Simplificação - você pode se concentrar na lógica em vez da sintaxe
Eficiência - você pode criar aplicativos com mais rapidez e facilidade
Comum - você pode usar a mesma ferramenta para diferentes plataformas e protocolos
Alta qualidade - você pode aproveitar a robustez e o desempenho do Node.js
Código aberto - você pode usá-lo gratuitamente e contribuir para o seu desenvolvimento
Biblioteca Node-RED - você pode navegar e importar fluxos de um repositório online
Várias plataformas - você pode executá-lo localmente ou na nuvem
Como instalar o Node-RED no Ubuntu
Pré-requisitos
Para instalar o Node-RED no Ubuntu, você precisará de:
Um computador executando o Ubuntu 20.04 ou posterior
Uma conexão com a internet
Uma janela de terminal
Um navegador da web
Instalando o Node.js
Node.js é o ambiente de tempo de execução no qual o Node-RED foi desenvolvido. É um mecanismo JavaScript que permite executar código JavaScript no lado do servidor. Para instalar o Node.js no Ubuntu, você tem duas opções principais: usar o apt ou usar o nvm.
Usando o apt, você pode instalar o Node.js do padrão do Ubuntu ou de um repositório de software alternativo. Isso é fácil, mas pode ter uma versão mais antiga. Usando o nvm, você pode instalar e gerenciar várias versões do Node.js. Isso é um pouco mais complicado, mas você pode escolher qual versão instalar, incluindo a versão mais recente.
Neste tutorial, usaremos o nvm para instalar o Node.js 14, que é a versão LTS (suporte de longo prazo) mais recente no momento da redação. As versões LTS são recomendadas por motivos de estabilidade e segurança.
Para instalar o nvm, você precisa executar os seguintes comandos no seu terminal:
curl -o- [17]( fonte bash /.bashrc
O primeiro comando baixa e executa o script de instalação nvm de seu repositório GitHub oficial. O segundo comando recarrega seu perfil bash para disponibilizar o nvm em sua sessão atual.
Para verificar se o nvm está instalado corretamente, você pode executar:
nvm --versão
Você deve ver o número da versão do nvm impresso na tela, como:
0.39.1
Agora que você tem o nvm instalado, você pode usá-lo para instalar o Node.js 14 executando:
nvm instalar 14
Isso fará o download e instalará o Node.js 14 e seu gerenciador de pacotes npm associado. Ele também o definirá como a versão padrão a ser usada em seu terminal.
Para verificar se Node.js e npm estão instalados corretamente, você pode executar:
nó -v npm -v
Você deve ver os números de versão de Node.js e npm impressos na tela, como:
v14.18.2 6.14.15
Parabéns, você instalou Node.js e npm com sucesso usando nvm no Ubuntu. Instalando o Node-RED
Node-RED é um módulo Node.js que pode ser instalado usando o npm, o gerenciador de pacotes que acompanha o Node.js. Para instalar o Node-RED como um módulo global, você precisa executar o seguinte comando em seu terminal:
sudo npm install -g --unsafe-perm node-red
O sinalizador -g significa que o módulo será instalado globalmente, para que você possa acessá-lo de qualquer diretório. O sinalizador --unsafe-perm é necessário para evitar erros de permissão ao instalar algumas das dependências do Node-RED.
Este comando irá baixar e instalar o Node-RED e seus módulos necessários. Ele também criará um comando node-red que você pode usar para iniciar e parar o Node-RED.
Para verificar se o Node-RED está instalado corretamente, você pode executar:
node-red --versão
Você deve ver o número da versão do Node-RED impresso na tela, como:
2.1.4
Parabéns, você instalou o Node-RED com sucesso usando o npm no Ubuntu.
Como executar o Node-RED no Ubuntu
Nó inicial-RED
Para iniciar o Node-RED, você precisa executar o seguinte comando em seu terminal:
nó-vermelho
Isso iniciará o Node-RED e exibirá algumas informações na tela, como:
Bem-vindo ao Node-RED =================== 21 de junho 12:30:17 - [informações] Versão do Node-RED: v2.1.4 21 de junho 12:30:17 - [informações] Versão do Node.js: v14.18.2 21 de junho 12:30:17 - [informações] Linux 5.11.0-18-generic x64 LE 21 de junho 12:30: 18 - [informações] Carregando nós da paleta 21 de junho 12:30:20 - [informações] Arquivo de configurações: /home/user/.node-red/settings.js 21 de junho 12:30:20 - [informações] Armazenamento de contexto: 'default' [module=memory] 21 de junho 12:30:20 - [informações] Diretório do usuário: /home/user/.node-red 21 de junho 12:30:20 - [avisar] Projetos desabilitados: editorTheme.projects.enabled=false 21 de junho 12:30:20 - [info] Arquivo de fluxos: /home/user/.node-red/flows_ubuntu.json 21 de junho 12:30:20 - [info] Criando novo arquivo de fluxo 21 de junho 12:30:20 - [avisar] --------------------------------------------------------------------------- Seu arquivo de credenciais de fluxo é criptografado usando uma chave gerada pelo sistema. Se a chave gerada pelo sistema for perdida por qualquer motivo, seu arquivo de credenciais não será recuperável, você terá que excluí-lo e reinserir suas credenciais. Você deve definir sua própria chave usando a opção 'credentialSecret' em seu arquivo de configurações. O Node-RED criptografará novamente seu arquivo de credenciais usando a chave escolhida na próxima vez que você implantar uma alteração. --------------------------------------------------------------------- 21 de junho 12:30:20 - [info] Fluxos iniciais 21 de junho 12:30:20 - [info] Fluxos iniciados 21 de junho 12:30:20 - [info] Servidor em execução em
A última linha indica que o Node-RED está executando e escutando na porta 1880 de sua máquina local. Você pode acessar o editor Node-RED abrindo seu navegador da web e navegando até
Parando o Node-RED
Para parar o Node-RED, você precisa pressionar Ctrl-C no seu terminal onde o iniciou. Isso encerrará o processo e exibirá uma mensagem como:
21 de junho 12:35:22 - [info] fluxos interrompidos 21 de junho 12:35:22 - [info] fluxos interrompidos Como usar o Node-RED no Ubuntu
O editor Node-RED
O editor Node-RED é uma interface gráfica baseada em navegador que permite criar e gerenciar seus fluxos. Você pode acessá-lo abrindo em seu navegador da Web, conforme mencionado anteriormente.
O editor consiste em três partes principais:
A paleta - a barra lateral esquerda que contém os nós que você pode usar em seus fluxos. Você pode pesquisar nós por nome ou categoria e arrastá-los e soltá-los no espaço de trabalho.
O espaço de trabalho - a área central onde você pode conectar nós para criar fluxos. Você pode ampliar e reduzir, deslocar e selecionar vários nós usando o mouse ou atalhos de teclado.
A barra lateral - a barra lateral direita que contém guias para diferentes funções, como informações, depuração, painel, configuração e contexto. Você pode usar essas guias para visualizar e editar as propriedades dos nós, ver a saída dos nós, criar interfaces de usuário, gerenciar variáveis globais e de fluxo e muito mais.
Você também pode acessar o menu clicando no ícone do hambúrguer no canto superior direito do editor. O menu permite realizar diversas ações, como importar e exportar fluxos, gerenciar projetos, acessar configurações, visualizar documentação e muito mais.
Criando fluxos
Para criar um fluxo, você precisa arrastar e soltar os nós da paleta na área de trabalho e conectá-los com fios. Cada nó tem uma ou mais entradas e saídas que definem como os dados fluem por ele. Você pode clicar duas vezes em um nó para editar suas propriedades, como nome, rótulo, configuração e parâmetros.
Como exemplo, vamos criar um fluxo simples que injeta um carimbo de data/hora a cada segundo e o exibe na guia de depuração. Para fazer isso, você precisa seguir estas etapas:
Arraste um nó de injeção da categoria de entrada para a área de trabalho.
Clique duas vezes no nó de injeção para abrir sua caixa de diálogo de edição.
Altere o tipo de carga para carimbo de data/hora.
Altere a opção de repetição para intervalo e defina-a para 1 segundo.
Clique em concluído para fechar a caixa de diálogo.
Arraste um nó de depuração da categoria de saída para o espaço de trabalho.
Conecte a saída do nó de injeção à entrada do nó de depuração clicando e arrastando um fio entre eles.
Clique no botão implantar no canto superior direito do editor para salvar e ativar seu fluxo.
Você deve ver um ponto azul sob o nó de injeção indicando que ele está ativo. Você também deve ver uma mensagem com um carimbo de data/hora aparecendo a cada segundo na guia de depuração da barra lateral. Você pode clicar no botão ao lado do nó de injeção para acioná-lo manualmente também.
Implantando fluxos
Implantar um fluxo significa salvá-lo e ativá-lo no tempo de execução do Node-RED. Você pode implantar um fluxo clicando no botão implantar no canto superior direito do editor. Isso enviará seu fluxo para o servidor e o reiniciará com suas alterações.
Você pode escolher entre três tipos de implantação:
Completo - isso implantará todos os seus fluxos, independentemente de terem sido alterados ou não. Isso é útil quando você deseja iniciar de um estado limpo ou quando fez alterações em variáveis globais ou de fluxo.
Fluxos modificados - isso implantará apenas os fluxos que foram alterados desde a última implantação. Isso é útil quando você deseja economizar tempo e recursos evitando reinicializações desnecessárias.
Nós modificados - isso implantará apenas os nós que foram alterados desde a última implantação. Isso é útil quando você deseja ajustar suas alterações sem afetar outras partes de seus fluxos.
Você também pode habilitar ou desabilitar a implantação automática, que implantará automaticamente suas alterações sempre que você as fizer. Isso é útil quando você está testando ou depurando seus fluxos, mas tenha cuidado, pois pode causar comportamentos ou erros inesperados.
Exemplos de fluxos
Existem muitos exemplos de fluxos que você pode criar com o Node-RED para vários propósitos e cenários. Aqui estão alguns deles:
Um painel de clima que exibe dados atuais e de previsão de uma API online usando uma interface da web.
Um sistema doméstico inteligente que controla luzes, temperatura, segurança e outros dispositivos usando comandos de voz ou sensores.
Um chatbot que responde às consultas do usuário usando processamento de linguagem natural e serviços de aprendizado de máquina.
Uma ferramenta de análise de dados que coleta, transforma, visualiza e exporta dados de várias fontes usando bancos de dados, gráficos, tabelas e relatórios.
Um controlador de jogo que usa gestos ou botões físicos para controlar um jogo em execução em outro dispositivo usando WebSocket ou opção. Pode ser necessário reiniciar o Node-RED para que as alterações entrem em vigor.
Como posso proteger o Node-RED?
Por padrão, o Node-RED não possui nenhum mecanismo de autenticação ou criptografia, o que significa que qualquer pessoa pode acessar seu editor e tempo de execução sem nenhuma credencial. Isso não é seguro e pode expor seus fluxos e dados a usuários não autorizados ou ataques mal-intencionados. Portanto, você deve sempre proteger o Node-RED ao executá-lo em uma rede pública ou não confiável.
Existem várias maneiras de proteger o Node-RED, como:
Usando HTTPS para criptografar a comunicação entre seu navegador e o Node-RED.
Usando autenticação de nome de usuário e senha para restringir o acesso ao seu editor e tempo de execução.
Usando projetos para habilitar o controle de versão e a criptografia de seus fluxos e credenciais.
Usando listas de controle de acesso (ACLs) para limitar as permissões de diferentes usuários ou grupos.
Usando regras de firewall para bloquear o tráfego indesejado para sua porta Node-RED.
Você pode encontrar mais informações sobre como proteger o Node-RED na documentação oficial. 0517a86e26
Comments